A Redação

a) Cada instituição ficará responsável pelo julgamento e envio de somente uma (1) redação através do site www.tvtribuna.com/cameraeducacao.


b) Cópias de publicações já existentes serão desclassificadas automaticamente.

Importante

A redação poderá ser desenvolvida a partir de pesquisa(s) feita(s) pelo(s) aluno(s) e usadas como base de informações para o desenvolvimento da redação, que poderá abordar assuntos diferentes dentro do seu próprio contexto social, dentro dos tipos já existentes: dissertativo, narrativo ou descritivo.


Os alunos poderão citar fatos importantes da sua comunidade, personalidades ou exemplos de ações que envolvam o tema. A idéia para desenvolver o tema é livre e também deve ser pensada como produção jornalística, ou seja, como o aluno gostaria que sua redação fosse apresentada ao telespectador e sua comunidade); é importante que os alunos desenvolvam um texto com criatividade, que não contenha teor libidinoso, ofensivo, calunioso ou político.


A redação deve, obrigatoriamente, respeitar o tema determinado 'A Importância do Voluntariado Para a Sociedade e Para o Próprio Voluntário' e deve conter preferencialmente no mínimo 30 (trinta) linhas ou 2100 caracteres sobre o tema proposto. (referência: folha A4, Fonte Times New Roman, 12, tabulação padrão Word).


As informações contidas nas histórias serão checadas pela comissão organizadora para comprovação de sua veracidade, caso necessário.

O tema do projeto não deverá ser utilizado como título da redação.


PARÁGRAFO ÚNICO

As redações não poderão ser modificadas ou trabalhadas pelo(s) professor(es), de modo que os trabalhos percam a sua originalidade, o professor deverá realizar a correção das regras gramaticais, pontuação e ortografia junto com o aluno.

O que estará sendo avaliado pela comissão julgadora é a adequação da redação ao tema proposto, clareza de ideias, objetividade, originalidade e criatividade. Erros ortográficos e de concordância poderão comprometer o entendimento do texto.

Os resultados em relação à classificação das redações, determinados pela comissão julgadora do Projeto Câmera Educação, serão irrecorríveis.

As redações enviadas através do site www.tvtribuna.com/cameraeducacao, que forem consideradas vencedoras não serão devolvidas aos participantes, podendo ser utilizadas posteriormente para os fins que a divulgação do projeto institucional, desde que seja mencionado expressamente o nome dos seus autores.

O último parágrafo foi baseado na Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

 Regulamento

 I- A escola deverá acessar o site www.tvtribuna.com/cameraeducacao, clicar na área “Inscrição”, preencher todos os dados solicitados na ficha de inscrição, criar e guardar senha para que posteriormente possa enviar a redação, ler e  concordar com este regulamento no período de 06 a 24/08/2018 até 18 horas. Os dados da inscrição da escola serão usados somente para fins de participação no projeto.
 
II- Ao transcrever a redação, a escola deverá ter todas as informações do aluno e informá-lo, assim como seus pais ou responsáveis, de todas as implicações de sua participação no projeto. O período de envio de redação é de 27/08 á 21/09/2018, até às 18 horas através do site: www.tvtribuna.com/cameraeducacao. Os dados da inscrição do aluno e professor serão usados somente para fins de participação no projeto.

III- A escola deverá fazer imprimir o termo de autorização de uso de imagem e voz (gratuita), através do site  www.tvtribuna.com/cameraeducacao na ficha de inscrição ou na aba "Termo de Autorização". Este documento permite que todos os alunos possam participar das gravações dos programas, matérias, chamadas institucionais, entrevistas e todo o material que pode ser originado pela participação no projeto já que o intuito deste é representar através de imagens e áudio o conteúdo de sua redação.

 IV - O documento citado no item III deverá ser preenchido e entregue através dos Correios ou pessoalmente à:

TV Tribuna
Projeto: Câmera Educação
Rua João Pessoa, 350
Bairro: Paquetá - Santos/SP CEP: 11013-002
 
V - Dia  21/09/2018 é a data limite para a entrega do documento (devidamente preenchido, carimbado e assinado) citado no item III do regulamento, das 8 às 18 horas no endereço citado no item IV.

 VI - Se o documento for enviado  através do correio, somente será aceito caso a carta esteja com o carimbo de postagem até o dia 21/09/2018. Cartas contendo inscrição com data posterior a essa serão desconsideradas e a redação não poderá participar do concurso.

VII - Caso a escola não entregue o documento citado no item III devidamente preenchido, carimbado e assinado, no período citado no item V será automaticamente desclassificada, não podendo participar do Projeto Câmera Educação.

VIII - Todos os alunos regularmente matriculados no 9º (nono) ano do Ensino Fundamental, nas instituições de ensino credenciadas pelo MEC - Ministério da Educação, poderão participar do concurso, com exceção dos alunos que estejam dentro dos critérios estabelecidos pela lei 9.394 (LDB), Seção V, artigo 37.

 IX - O Projeto Câmera Educação terá o número limite de 350 inscrições, que serão abertas somente as escolas dos municípios que fazem parte da área de cobertura do sinal de transmissão da TV TRIBUNA: Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Registro, Cajati, Cananeia, Itariri, Pariquera-Açu, Juquiá, Eldorado, Jacupiranga, Miracatu, Iguape, Ilha Comprida, Sete Barras, Apiaí, Barra do Chapéu, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Barra do Turvo e Pedro de Toledo. (29 cidades)

X - Segmentos educacionais que poderão participar do Projeto Câmera Educação: Escola Municipal, Estadual, Federal e Particular.

 XI - Alunos matriculados em uma determinada instituição, não poderão participar por outra, se detectado dupla inscrição, aluno e escola serão desligados do concurso no semestre corrente.

XII - Em caso de licença ou de transferência do professor para outra instituição durante  o  projeto será vetado o recebimento da premiação caso o mesmo venha a se tornar um dos vencedores, ficando disposta a premiação ao professor que conduziu o projeto na escola depois do período de isenção do professor eximido.

 XIII - Após o envio da redação via internet  é vedada à correção ou qualquer dispositivo que modifique a obra do aluno, mesmo que as mudanças não afetem o significado ou o conteúdo da obra. 

XIV - A inscrição e a participação do aluno serão de inteira responsabilidade da direção da escola, assim como a idoneidade de toda documentação enviada para TV Tribuna para participação do concurso, sendo certo que, caso as informações fornecidas pela escola estejam incorretas, acarretará em sua eliminação da competição, bem como na eliminação do estudante inscrito pela mesma.

 XV - Os três primeiros colocados no concurso pela comissão julgadora serão divulgados a partir do dia 08/10/2018 e os três primeiros colocados do voto popular serão divulgados a partir do dia 22/10/2018 através do site e da programação da TV Tribuna.

XVI – A comissão julgadora disponibilizará 10 redações para serem escolhidas pelo público por voto popular através do site tvtribuna.com/cameraeducacao no período de 08 a 19/10/2018 até às 18 horas.

XVII - Qualquer regra ou norma do Projeto Câmera Educação que for violada resultará no desligamento imediato da escola, sendo vedado qualquer tipo de recurso.

 XVIII - A participação no Projeto Câmera Educação implicará na aceitação tácita dos interessados com relação às disposições contidas no presente regulamento, sendo os casos omissos e as dúvidas porventura suscitadas, solucionados pela comissão organizadora do projeto cuja decisão será irrevogável.

O preenchimento dos dados do aluno é compreendido pelo Projeto que, pais ou responsáveis legais do mesmo estão cientes da participação do menor. É de suma importância que o aluno tenha intenção de participar de gravações durante e posterior ao projeto já que a emissora disponibilizará o espaço de sua grade de programação para apresentar a redação do aluno em forma de matéria jornalística para incentivá-los á pesquisa, discussão e mostrar seu ponto de vista sobre determinado tema, por isso a escola deverá esclarecer quaisquer dúvidas ao aluno e seus familiares, pois, em caso de desistência esta será impedida de participar do concurso.


Premiação

Serão escolhidos pela comissão julgadora 13 (treze) trabalhos, que serão premiados da seguinte forma:

Prêmios dos vencedores através da comissão julgadora

1º lugar

Redação transformada em matéria jornalística no Jornal da Tribuna 1ª edição.
· Aluno_______ Celular 4.3”, troféu e certificado.

· Professor____ Box de livros Literatura Nacional e troféu
· Escola______  Box de livros Literatura Nacional e troféu

2º lugar

Produção e participação nas gravações da matéria do 1º lugar.
· Aluno________ Tablet 7”, placa e certificado
· Professor_____ Box de livros Literatura Nacional e placa
· Escola________ Box de livros Literatura Nacional e placa

 3º lugar

Produção e participação nas gravações da matéria do 1º lugar.
· Aluno_______ E-reader, placa e certificado
· Professor____ Box de livros Literatura Nacional e placa
· Escola______  Box de livros Literatura Nacional e placa

As redações classificadas entre o 4º e o 13º lugar serão disponibilizadas na internet através do site www.tvtribuna.com/cameraeducacao para serem submetidas à votação popular.

 Prêmios dos vencedores através do voto popular (internet)

 1º lugar

Redação transformada em matéria jornalística no Jornal da Tribuna 1ª edição.
· Aluno________________ Caixa de som portátil, troféu e certificado
· Professor_____________ Box de livros Literatura Nacional e troféu
· Escola_______________  Box de livros Literatura Nacional e troféu

 2º lugar

Produção e participação nas gravações da matéria do 1º lugar.
· Aluno__________ Fone de ouvido supra-auricular, placa e certificado
· Professor_______ Box de livros Literatura Nacional e placa
· Escola_________  Box de livros Literatura Nacional e placa

3º lugar

Produção e participação nas gravações da matéria do 1º lugar.
· Aluno_____________ Jogo de tabuleiro, placa e certificado
· Professor__________ Box de livros Literatura Nacional e placa
· Escola____________  Box de livros Literatura Nacional e placa

Toda premiação oferecida neste concurso é pessoal e intransferível, sendo obrigatório à retirada dos prêmios pelos vencedores na data e local da premiação.

O não comparecimento dos vencedores na data da premiação para o recebimento dos prêmios caracterizará na perda dos mesmos.

Todos os alunos vencedores deverão comparecer ás datas agendadas pelo Jornalismo e Programação para as produções, gravações das matérias, chamadas institucionais do Projeto e entrevistas ao vivo no Jornal da Tribuna.

Os vencedores das duas categorias poderão visitar a TV Tribuna na data estipulada pela Programação.
A emissora não se responsabilizará, no dia da visitação, por qualquer eventualidade que ocorra no trajeto dos alunos até a emissora e nem no trajeto de volta às suas respectivas cidades.

Este regulamento poderá ser alterado pela TV Tribuna tantas vezes quantas necessárias, garantida a sua divulgação de forma eficaz ao seu critério.

 Bibliografia, Fundamentação Legal e Pedagógica

• VIGOTSKY, L. - A formação social da mente. SP, Martins Fontes, 1987.
• VIGOTSKY, L. - Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, 1988.
• VIGOTSKY, Leontiev, Luria. - Psicologia e Pedagogia. Lisboa, Estampa, 1977.
• VIGOTSKY, Leontiev, Luria. - Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, 1988.
• Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman, Ed. Artmed, As Cem Linguagens da Criança.
• John Dewey, Psychology and Pedagogic Method (1899; Psicologia e Método Pedagógico); The School and Society (1899; A Escola e a Sociedade).
• FREIRE, Paulo, Pedagogia do Oprimido (1968) Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1970.
· JUAN MOSQUERA E CLAUS STOBÄUS, EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE  DESAFIO PARA SOCIEDADES EM MUDANÇA – EDITORA VOZES .

· PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

· PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS/ 5A A 8A SÉRIES -  VOLUME 7  EDUCAÇÃO FÍSICA.

· ECA- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
· LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES (Lei 9.394)

 
Os objetivos citados neste projeto foram baseados nos artigos e nas referências legais e pedagógicas (vide Introdução, Objetivos, e fundamentação bibliográfica contida neste projeto) que são parte dos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais e LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que rege a educação nacional nas suas mais diferentes abordagens, focos e aplicações.