TV Tribuna - Câmera Educação

Projeto Câmera Educação

Leia e vote na redação de sua preferência.

Aluno: Fernanda Tavares BolaÑos
TECNOLOGIA: DESAFIOS DA SOCIEDADE MODERNA



No mundo contemporâneo, a tecnologia está cada vez mais avançada. Um aspecto positivo é o conhecimento e a ajuda que se promove no dia a dia. Porém, têm pessoas que acabam dependendo dos recursos tecnológicos para tudo, sendo inegável a mudança em suas vidas.
Diariamente, é possível observar as pessoas com vários aparelhos eletrônicos, como se eles fossem o centro de tudo, deixando passar despercebidos momentos importantes para vida do ser humano.
Nesse período de pandemia, os meios tecnológicos estão sendo de suma importância em nosso país e no mundo. Existem diversos aplicativos que proporcionam reuniões, aulas a distância e bate-papos, que estão fazendo toda a diferença neste momento. Temos a tecnologia a favor da população desde as compras de mercado, farmácia, açougue a pequenos caprichos de lazer. Além disso, muitos que estão desempregados acabam se beneficiando, encontrando um modo de arrecadar dinheiro como entregadores de alimentos (marmitas, fast food) e motoristas de aplicativos. Por outro lado, percebe-se ainda que existem diversos tipos de prestação de serviços para angariar verbas, fazendo bom uso da tecnologia e gerando novos empregos, que não eram considerados um trabalho anos atrás, exemplos de ofícios como os youtubers, blogueiros, entre vários outros.
As pessoas acostumadas com a chamada “era digital” se sobressaem das demais, por isso, a necessidade das empresas, e vários segmentos da coletividade, proporcionarem cursos de especialização, aperfeiçoamento profissionalizante e palestras para que todos tenham as oportunidades e possibilidades no “mundo tecnológico”.
As novas profissões, originadas da tecnologia, podem ser bem sucedidas e idôneas como também utilizadas para disseminar Fake News. Segundo Einstein, “Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou nossa humanidade”. Cabe um olhar crítico ao uso indevido da tecnologia e manipulação em diversos ambientes. Vale ressaltar, que as leis devem ser aplicadas com rigidez. Necessitando ser mais divulgadas através de cartilhas informativas, folders, delegacias especializadas em todo território brasileiro, mídias sociais, televisiva e dos mais diversos meios, para que tenham informações dos seus atos e consequências.
Embora, a tecnologia seja um marco importante para a evolução da sociedade, os recursos tecnológicos devem ter a sua função analisada com o apoio da família e da escola.
Como disse, Mahatma Gandhi, “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver”. Dessa forma, se também colaborarmos, conseguiremos iniciar práticas diárias diferentes, mostrando que não somos reféns da tecnologia, mas sim, uma sociedade capaz de utilizá-la para o bem.



Fernanda Tavares Bolaños
N°07
9 Ano C


Votação encerrada







CarregandoCarregando...
Fechar