TV Tribuna - Câmera Educação

Projeto Câmera Educação

Leia e vote na redação de sua preferência.

Aluno: André Felipe Carvalho dos Santos
O MUNDO A UM “CLICK” DE DISTÂNCIA


Tomando os momentos atuais como contexto, a ausência dos eletrônicos e da internet se torna quase que inviável: aulas , comércio, serviços e reuniões realizados no ambiente virtual se tornaram grandes aliados no combate às aglomerações em um cenário da pandemia do novo covid-19, um verdadeiro refúgio que possui a capacidade de minimizar os danos de tal crise. Todas essas mudanças referentes aos eletroeletrônicos e ás tecnologias digitais caracterizam a Revolução digital, uma das três revoluções cognitivas disruptivas (precedida apenas pela fala e pela escrita); suas inovações (como a inteligência artificial, internet das coisas e computação em nuvem) abriram novos caminhos com inúmeras possibilidades, de cada vez mais, afetar a nossa vida com novas formas de pensar, se comunicar e trabalhar. O mundo está, literalmente, na palma de nossas mãos.
É fato que mudanças de tal proporção afetariam a vida e o cotidiano das pessoas no mundo, e isso inclui oBrasil; o número de pessoas que navegam na Internet cresce a cada dia que passa. Um novo mundo cheio de vantagens e facilidades foi descoberto. Informação, interatividade, relações pessoais, negociações, notícias, compras e outras necessidades do dia-a-dia ganharam um grande espaço na web. O mundo está diminuindo e não há distância geográfica que a Internet não possa proporcionar uma aproximação das pessoas que dela utilizam para manter contatos entre si. Basta perceber quantas vezes acessamos do WhatsApp, compartilhamos nossas experiências no Instagram, pedimos comida no iFood, chamamos um uber, jogamos online, obtemos as informações de nosso interesse e necessidade, processos de formação profissional, novos empregos e oportunidades também surgem no meiodigital, entre muitas outras citações que, querendo ou não, agregam na nossa vida. Mesmo com tudo isso, não faltam críticas e pontos negativos a serem apontados, como a hiperconectividade, aumento dos níveis de ansiedade em contextos que não ocorreriam fora do meio virtual e dificuldade de concentração (constantemente recebemos estímulos a abandonar o nosso foco paraalgo mais atrativo). No tópico de críticas a tais acho interessante mencionar e contextualizar esses pontos com os pensamentos do sociólogo Zygmunt Bauman no seu livro Tempos líquidos, onde tal reflete e disserta sobre como as relações estão ficando cada vez mais superficiais e o contato entre os indivíduos é cada vez menor.
Enfim, a Era digital é um caminho sem volta que pode nos proporcionar ótimas experiências se a usarmos da for ma correta e sem prejudicar o equilíbrio e as relações sociais de nossas vidas.


Votação encerrada







CarregandoCarregando...
Fechar